quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Professor de Suporte(WOE)

Introdução
Apesar de serem construídos de formas parecidas os Professores têm uma grande vantagem sobre os Sábios: eles realmente não precisam de inteligência para nada, nem para upar. Isso faz com que vários pontos de atributos e habilidades fiquem livres. Para criar um Professor WoE temos que saber como aproveitar esses pontos.

Stats

Existem três tipos principais de Professor : Caster, Battle, Full support. Eu acredito que o último tipo é mais efetivo na WoE, por esse motivo esse guia é voltado para os profs FS. Não estou dizendo que os FS são melhores que os outros tipos em todos os aspectos, estou falando apenas sobre WoE.

Sendo um prof FS você precisará de: des/vit/for/int. Algumas pessoas usam sorte mas simplesmente não vale à pena. Se você tiver alguns pontos sobrando quando terminar a build você pode colocar esses pontos em força ou inteligência. Se você não vê nenhum benefício de colocar pontos nesses atributos você pode aumentar sua sorte, mas isso não vai te ajudar muito. Des para diminuir o tempo de conjuração, vit para proteção contra atordoamento e HP, Int para acertar alguém com Fúria da Terra ou Rajada Congelante, For para aumentar sua capacidade de carga. Não use int com o intuito de aumentar o seu SP máximo, simplesmente use equipamentos para isso. Isso só importa quando você "reabastecer" monges/mestres, então não se preocupe muito com isso.

Stat Build 1
Int 2+13+3 (dragonologia lvl 4)Des 99+11
Vit 96+4
For 33+6
Sor 1+2

Essa build funciona bem se você não possuir Fúria da Terra e não estiver com medo de Acid Demonstration por alguma razão. Se você acha que AD vai te machucar demais tente uma build com 80 vit. Os pontos que sobram depois de pegar 99 des e 96 vit podem ir para For/Int/Sor. Mas lembre que sorte lhe oferece pouca proteção comparada com vit, e que nessa build você já possui vit 100. Você pode diminuir sua vit se for usar Manto do Sobrevivente, distribua os pontos que iriam ser gastos com vit onde você quiser.

Stat Build 2

Int 38+13+3 (dragonologia lvl 4)
Des 99+11
Vit 86+4+10 Manto do SobreviventeFor 29+6
Sor 1+2

Com essa int você será capaz de "revelar" Desordeiros. A int está no bônus do seu ataque mágico mínimo, o motivo para isso é que você só precisa causar 1 de dano. Se você acha que um pouco menos de int já está bom você pode tentar 31 int e aumentar sua força (vai sobrar 2 pontos de stats que podem ir para a sorte). Essa int também aumenta um pouco o seu SP máximo, o que pode ser útil em algumas situações.

Stat Build 3

Int 38+13+3 (dragonologia lvl 4)
Des 99+11
Vit 76+4
For 47+6
Sor 1+2

Esse é um exemplo de build tendo em mente que uma vit alta faz você levar mais dano de AD. Ao invés de colocar os pontos em força você poderia colocar em sorte. Porém, sorte oferece pouca proteção. Você pode diminuir sua vit se for usar Manto do Sobrevivente, distribua os pontos que iriam ser gastos com vit onde você quiser.

As builds acima são apenas exemplos, tendo em mente o que você precisa é fácil fazer uma build diferente dessas e que também funcione bem. Você precisa de proteção contra status e 150 des com Benção + Canto de Batalha, depois disso é só colocar os pontos que sobram onde você preferir.

Explicações sobre a build de atributos

O que um Professor precisa? Usar suas skills e ficar vivo. Destreza vem em mente quando se fala em usar skills. A Destreza permite que o tempo de conjuração das suas magias seja diminuído. Como os benefícios da destreza crescem linearmente iremos pegar 99 de des. Ficar vivo? Vitalidade aumenta o seu HP e diminui as chances de você sofrer alguns "status". Porém, se você não estiver preparado uma vitalidade muito alta poderá causar a sua morte em algumas situações. Na WoE a quantidade de poções que você carrega também define quanto tempo você irá sobreviver. Por esse motivo a força ajuda a manter você vivo. Os pontos que sobram vão para int, possibilitando o uso de algumas skills e aumentando o seu SP. Pontos são colocados em sorte apenas na completa falta de opções.

-Des: Cada 15 pontos diminuem o tempo de conjuração em 10%. Com 150 pontos o tempo de conjuração é 0.
-Vit: Cada ponto em vit aumenta seu HP e oferece proteção contra status. Com 100 pontos de vit você não será afetado por vários status.
-For: Cada ponto em força aumenta sua carga máxima em 30. No começo da WoE normalmente você estará com 89% da sua carga máxima.
-Int: Ao contrário do que a maioria dos jogadores está acostumado a int não será colocada em múltiplos de 5. Ela será colocada em múltiplos de 7 já que o que interessa é o ataque mágico mínimo.
-Sor: A sorte atua como a vitalidade na proteção contra os status. Algumas pessoas que sentem que necessitam dessa proteção sem aumentar a vitalidade aumentam sua sorte. Eu não aconselho isso.

A razão por trás de cada atributo já foi explicada na parte de Sábios, elas continuam as quase mesmas quando se trata de Professores. A diferença são os pontos livres que os professores têm por não necessitar de inteligência e a maior quantidade de pontos por ser uma transclasse.

Skills
Veja a build aqui

High Mage:
1 Chama Reveladora
7 Ataque Espiritual
5 Espíritos Anciões
1 Lanças de Fogo
1 Relâmpago
5 Lanças de Gelo
10 Petrificar
3 Aumentar recuperação de SP
6~9 Rajada Congelante
7~10 Escudo Mágico

Professor:

4 Estudo de Livros
3 Espelho Mágico
4 Indulgir
1 Exalar Alma
1 Desconcentrar
5 Cancelar Magia
5 Desencantar
5 Sifão de Alma
2 Encantar com Chama
2 Encantar com Ventania
2 Encantar com Geada
3 Dilúvio
3 Vulcão
3 Furacão
5 Proteger Terreno
1 Bruma Ofuscante
9 Estudo de Livros +(4 pontos)
4 Dragonologia
1 Prisão de Teia
1 Encantar com Terremoto
1 Coluna de Pedra
1 Fúria da Terra
5 Enlouquecedor

Essa build é para aqueles que têm um pouco de int.

E se minha build de stats for sem int?

Tire os 3 pontos usados em fúria da terra e coloque-os em algum outro lugar. Indulgir 5 e Espelho Mágico 5 é uma possibilidade.
Se os seus aliados estão muito preocupados com a carta Ghostring você pode colocar Encantar com Terremoto  4, tirando um ponto de Indulgir (talvez). Existem outras maneiras de mudar o elemento de uma arma. Então, você não necessariamente precisa de Encantar com Terremoto 4 para fazer isso.
Tenha em mente que as builds aqui são apenas exemplos, mude-as como você quiser.

Por que não tem Memorizar/Conjuração Livre?
Memorizar não é necessário já que nessa build temos como objetivo 150 des.
150 des também torna Conjuração livre inútil.

150 des? O.o
99+11+4+6+10+20 = 150 des

99(base des)+11(lvl de classe 70)+4(bastão com 4 drops/bastão do sobrevivente versão des com drops)+6(2xzerom)+10(benção)+20(Canção de Batalha) = 150 destreza

Os sábios também podem alcançar 150 des como já foi mostrado antes. Mas eles necessitam de um equipamento full des:

99(base des)+5(level de classe 50)+4(bastão com 4 drops/bastão do sobrevivente versão des com drops)+8(2x luvas c/ zerom)+3(AoA)+1(carta rocker)+10(benção)+20(Canção de Batalha) = 150 destreza

150 só com ajuda? Eu não quero depender de outros players. O que eu faço?
Joga Tetris, Mário All Stars... sei lá.

Explicações sobre as habilidades
Enlouquecedor
[LV 1] MATK +20% MDEF -12% 60% success
[LV 2] MATK +40% MDEF -24% 65% success
[LV 3] MATK +60% MDEF -36% 70% success
[LV 4] MATK +80% MDEF -48% 75% success
[LV 5] MATK +100% MDEF -60% 80% success


A redução na mdef é baseada na int-mdef do alvo e não na mdef dos equips. Isso torna o uso ofensivo da skill limitado, se você considerar que nessa build a int é muito baixa o uso ofensivo cai para 0. No pre-cast o uso defensivo dessa skill é imenso. Simplesmente use ela em um wizard aliado e veja os inimigos evaporarem. Eu acredito que o aumento na força do pre-cast causado por essa skill é motivo suficiente para colocar pontos nela.

Fúria da TerraEssa skill é usada apenas para revelar Desordeiros na WoE. Não é necessária, e se você não tem int o suficiente você não deve colocar pontos nela. Apesar de não ser necessária quando eu jogava com um professor sem essa skill eu tinha que gritar para os bruxos onde o desordeiro estava, ao invés de simplesmente usar a skill.

Prisão de Teia
Algumas pessoas argumentam que os pré-requisitos para essa skill são muitos e por isso não é viável pega-lá. Outros dizem que professor sem skills ofensivas não se beneficiam dessa skill. Eu digo que em alguns momentos você precisa parar um inimigo, e tem que ser agora ou ele vai transformar o seu emperium em poeira. Nessas situações você não pode depender de Petrificar ou Rajada congelante já que as chances dessas skills não funcionar são bem grandes. Prisão de Teia para o inimigo com 100% de chance.

Bruma Ofuscante
Essa habilidade é muito útil em situações que acontecem regurlamente. Todas as habilidades que não tem como alvo o chão podem falar quando usadas em alvos que se encontram dentro dessa habilidade, 75% de chance. Uma habilidade muito útil e que so custa 1 ponto, sem motivos para não ter essa habilidade.

Proteger Terreno
Você tem que pegar essa skill, ela é obrigatória. Algumas pessoas defendem que essa skill é melhor no lvl 3 do que no lvl 5. Argumentando que no lvl 5 a área afetada é tão grande que em alguns locais quando essa skill é usada defensivamente ela acaba protegendo a entrada que os inimigos estão usando. Eu prefiro o lvl 5 por que ele possui uma maior capacidade ofensiva, apesar do lvl 3 ser suficiente na maioria das defesas, e nas salas pequenas onde o fato acima descrito pode acontecer um melhor posicionamento da skill resolve o problema facilmente.

Sifão de Alma
No lvl 5 essa skill tem um cooldown de 15s. No lvl 4 ela tem um cooldown de 10s. Algumas pessoas preferem o lvl 4 para poder tirar o SP dos inimigos com mais freqüência. Na prática isso não acontece devido ao extenso número de ações que devemos tomar na WoE. Portanto, esses segundos no cooldown não fazem muita diferença. O level 5 é útil para matar bruxos de nível baixo em 1 hit, o level 4 é útil em algumas situações em que você não pode se dar ao luxo de perder um pouco de HP. Você pode selecionar que level da habilidade você quer usar.

Indulgir
Quando maior o level dessa skill maior a quantidade de SP que ela fornece. Ela consome 10% do seu HP máximo em todos os leveis. Algumas pessoas preferem níveis mais baixos devido delay reduzido. Não vejo isso como um fator determinante na escolha do level dessa skill já que o aumento no delay é de apenas 0,2s por level. O que deve se ter em mente na escolha do level dessa skill é quantas vezes você precisará usa-lá para atingir o seu SP máximo ou o SP do seu amigo Monge/Mestre.

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