Bardos e Menestréis são classes de suporte, porém podendo desempenhar o papel de causadores de danos(Damage Dealers) com facilidade.
Existem diversos motivos para você escolher bardo/menestrel para ser sua profissão em Ragnarök Online.
Eis alguns principais:
-Você pode tornar-se um deles, seja por você gostar de música, por gostar mais das roupas de Bardo, por querer se tornar Menestrel ou por querer ser muito útil durante a WoE.
-É uma classe extremamente híbrida, pode se sair bem em todas as modalidades de jogo, ainda mais quando Menestrel, que podem causar danos altos com sua habilidade Vulcão de Flechas(Flecha Vulcânica).
2. Tornando-se um Bardo.
1ª maneira) Tornando-se um Bardo da maneira RagnaTurn.
Para tornar-se um Bardo você precisa ter Nível 40 de classe ou mais.
1º passo) Vá até a Mestra das Classes(prontera 160,191), na cidade de Prontera.
2º passo) Escolha a opção "Bardo".
2ª maneira)Tornando-se um Bardo da maneira tradicional.
Para tornar-se um Bardo você precisa ter Nível 40 de Classe ou mais.
ITENS OBRIGATÓRIOS
- 1 Tinta de Polvo
- 1 Muco Pegajoso
- 1 Flor, pode ser:
Hinalle;
Menta;
Flor Cantante;
Flor das Ilusões;
Aloés;
Rosa de Gelo;
Rosa Eterna.
PS: O item Rosa Eterna pode ser comprado com a Comerciante na pirâmede de Morroc.
ITENS NÃO-OBRIGATÓRIOS
- 60 Tronco OU
- 60 Tronco Estéril OU
- 60 Tronco Sólido OU
- 60 Tronco de Alta-Qualidade.
INÍCIO
1º Passo)Vá para a cidade de Comodo.
2º Passo) Procure pelo “Bardo Andarilho”, é ele quem irá fazer você se transformar em um Bardo.
Para falar com ele é necessário lhe trazer 1 unidade de alguma das flores mostradas na área de “Itens Obrigatórios”
3º passo)Após entregar-lhe o item, ele pedirá para que você procure pelo “Boneco de Neve” em Lutie. Para ir até Lutie, vá para a cidade de Aldebaran e procure pelo “Papai Noel”.
Fale com ele, e escolha a opção “Ir para Lutie”. No próximo mapa, atravesse-o sempre indo reto, assim você chegará a cidade
de Lutie.
4º passo)Suba até o norte, a direita da entrada da Fábrica de Brinquedos e entre na casa (xmas 189, 276), mostrada na figura.
Dentro da casa fale com a “Garota do Natal”.
Ela irá lhe falar pra procurar mais informações sobre o “Boneco de Neve” com os habitantes de Lutie.
5º passo)Sai da casa, e vá para o sul de Lutie, procurar pelo “Boneco de Neve” (xmas 132, 114).
Fale com ele e escolha a opção “O que faz um Boneco de Neve”
Ele irá falar sobre o Sr. Peterson.
6º passo)Vá atrás dele no lado esquerdo superior da cidade (xmas 116, 305).
Após falar com ele, ele irá mandar você procurar pelo "Tio Peludo" e entregar-lhe a Tinta de Polvo e o Muco Pegajoso que já
devem estar com você.
7º passo)Vá para o sudeste da cidade (xmas 175 237), para encontrar o "Tio Peludo".
Ele irá "beber" a bebida que você trouxe (Tinta de Polvo e Muco Pegajoso), e pedirá para você encontrar a "Senhora Generosa".
8º passo)Vá até a casa da coordenada (xmas 121, 160). É a casa da "Senhora Generosa".
Entre e fale com ela.
Ela irá comentar que sabe cozinhar muito bem.
Ela pedirá para você pegar uma espécie de “sal” com o “Boneco de Neve”.
9º passo) Volte novamente ao “Boneco de Neve” e selecione a opção “O que faz um boneco de neve”. O “Boneco de Neve” vai lhe dar o sal. Volte novamente à casa (xmas 121 160), e entregue o sal para a “Senhora Generosa”
OBS.: O “Sal” não é um item, é um item dado por escrito.
10º passo)A “Senhora Generosa” irá falar para você ir procurar “Hisoki, o Palhaço de Natal”. Vá para a frente da Árvore de Natal central de Lutie que você o encontrará (xmas 144, 134).
11º passo) Fale com ele e selecione a opção “O que faz um palhaço” e depois escolha “Fale sobre o Boneco de Neve”.
Após falar com Hisoki, ele irá pedir pra você falar com Charlie e Marsha, duas crianças.
Elas estão do lado direito da cidade (xmas 204, 170)
12º passo)Fale primeiramente com “Charlie” (o garoto), depois com “Marsha” (a garota), e depois com “Charlie” de novo.
Volte até o “Boneco de Neve”, e ele dirá que está muito feliz de saber que as pessoas gostam dele, e irá considera-lo amigo. Ele lhe dará 5 Balas.
Volte para Comodo, e fale novamente com o “Bardo Andarilho”
13º passo)Ele irá dizer que você foi muito bem em ter conseguido a amizade do “Boneco de Neve” em Lutie.
O próximo passo é cantar.
O Bardo Andarilho, irá dizer trechos de uma música e você deverá “cantar” igual.
Como funciona? Você terá de escrever a frase que estiver em azul, da mesma forma que a frase original, com pontos, aspas e
espaços. Tenha calma aqui, caso contrário você perderá muito tempo nesta parte. É só escrever sem pressa e IDÊNTICO.
Quando você terminar, terá duas opções:
14.1º passo)Se você escolher “Apenas faça de mim um Bardo.”, você será instântaneamente transformado em um Bardo.
14.2º passo)Se você escolher “Eu adoro presentes.” Ele irá pedir pra você trazer Troncos (de qualquer tipo), para que possa
fazer uma arma pra você. As opções são:
•Violino [3] – Leve 60 “Tronco” para o Bardo Ayealo.
•Bandolin [2] – Leve 60 “Tronco Estéril” ou 60 “Tronco Sólido” para o Bardo Ayealo.
•Alaúde [2] – Leve 60 “Tronco de Alta-Qualidade” e tenha Nível de Classe entre 41 e 49.
•Harpa [2] – Leve 60 “Tronco de Alta-Qualidade” e tenha Nível de Classe 50.
Após entregar-lhe os “Tronco” (ou não), você irá se tornar um Bardo.
3.1 Habilidades de Bardo e Menestrel.
Árvore de Habilidades de Bardo:

Árvore de Habilidades de Menestrel(Possui todas as habilidades de Bardo mais essas):

Habilidades de Bardo e Menestrel:

Encerra uma música, mas pode ser usado somente após 5 segundos do início.
Custo: 1 SP

Ativa novamente a última música utilizada gastando somente 50% do custo normal.
Custo: 1 SP

Dispara uma flecha com seu instrumento. Você pode utilizar esta habilidade enquanto estiver executando uma canção ou dueto. Você precisa de um instrumento e flechas equipados.
Alvo: Oponente.
Custo: 8 SP independente do nível.
Nível 1 - 150% do ATQ
Nível 2 - 175% do ATQ
Nível 3 - 200% do ATQ
Nível 4 - 225% do ATQ
Nível 5 - 250% do ATQ

Congela os oponentes na tela do usuário. O nível da habilidade aumenta as chances de congelamento. Tem uma pequena chance de congelar as pessoas do seu grupo. Esta habilidade não funciona contra MVPs.
Alvo: Oponente
Nível 1 - 20% de chance | Custo: 12 SP
Nível 2 - 25% de chance | Custo: 14 SP
Nível 3 - 30% de chance | Custo: 16 SP
Nível 4 - 35% de chance | Custo: 18 SP
Nível 5 - 40% de chance | Custo: 20 SP

Aumenta o ataque dos instrumentos. Também influencia na qualidade dos efeitos de algumas música, isso será mostrado em forma de formula na descrição das habilidades. No nível 10 você poderá se mover enquanto toca com 50% da sua velocidade normal.
Nível 1 - Dano +3
Nível 2 - Dano +6
Nível 3 - Dano +9
Nível 4 - Dano +12
Nível 5 - Dano +15
Nível 6 - Dano +18
Nível 7 - Dano +21
Nível 8 - Dano +24
Nível 9 - Dano +27
Nível 10 - Dano +30


Observação sobre solos:
A área de Efeito é 7x7 células.
A área de Efeito ignora obstáculos e paredes.
Sua habilidade não afeta a você mesmo, porém afeta todos à sua volta.
Você só pode atacar com Flecha Melódica.
Sua velocidade de movimento é reduzida para 25%, com Lições de Música no nível 10, é reduzida em 50% apenas.
Você só pode usar Encerramento 5 segundos depois de iniciar a música, se não quiser esperar, faça o “switch” de armas.
O Efeito da Música continua ativo na pessoa mesmo após 20 segundos depois dela ter saído da área de efeito.
Seu SP não irá recuperar, do contrário, vai cair aos poucos.
Quando dois Bardos/Menestréis tocam a mesma música e a área de efeito se mistura, as músicas viram Dissonâncias em nível 1.

Aumenta a velocidade de ataque dos personagens numa área de 9*9 em volta do bardo. Não pode ser associada com as Habilidades [Rapidez com Duas Mãos] e [Adrenalina Pura] e não aumenta a velocidade de ataque de usuários de arco e flecha. O aumento de ASPD é influenciado pela Agilidade e pela habilidade Lições de Música do Bardo.
Dura 120 segundos, drena 1 de SP a cada 3 segundos.
Nível - Bônus - Custo de SP
1 - ASPD +11% - 38
2 - ASPD +12% - 42
3 - ASPD +13% - 44
4 - ASPD +14% - 47
5 - ASPD +15% - 50
6 - ASPD +16% - 53
7 - ASPD +17% - 56
8 - ASPD +18% - 59
9 - ASPD +19% - 62
10 - ASPD +20% - 65
A cada 10 pontos em AGI, adiciona +1% de ASPD aos jogadores na área da música.

Diminui o tempo de conjuração das magias e também o delay após ela. Esta habilidade não afeta a quem estiver sob os efeitos da habilidade Suffragium, e o bônus na redução do tempo de conjuração depende do nível da habilidade, da DEX do usuário e do nível de Lições de Música já o bônus na redução do delay depende do nível da habilidade, do nível em Lições de Musica e da INT do usuário. Esta habilidade dura 180s, consome 1 SP a cada 5s.
Nível - Bônus - Custo de SP
1 - Tempo de Conjuração -3% e Delay -3% - 40
2 - Tempo de Conjuração -6% e Delay -6% - 45
3 - Tempo de Conjuração -9% e Delay -9% - 50
4 - Tempo de Conjuração -12% e Delay -12% - 55
5 - Tempo de Conjuração -15% e Delay -15% - 60
6 - Tempo de Conjuração -18% e Delay -18% - 65
7 - Tempo de Conjuração -21% e Delay -21% - 70
8 - Tempo de Conjuração -24% e Delay -24% - 75
9 - Tempo de Conjuração -27% e Delay -27% - 80
10 - Tempo de Conjuração -30% e Delay -30% - 85
A cada 10 pontos em DEX, reduz em 1% de cast aos jogadores na área da música.
A cada 10 pontos em INT, reduz em 2% de delay aos jogadores na área da música.

Causa uma quantidade de dano nos inimigos que estão na área da magia a cada 3 segundos. O dano é aumentado conforme o nível em Lições de Música. Esta habilidade dura 30s, consome 1 SP a cada 3s.
Nível - Efeito - Custo de SP
1 - 40 de dano - 18
2 - 50 de dano - 21
3 - 60 de dano - 24
4 - 70 de dano - 27
5 - 80 de dano - 30

Aumenta a esquiva e a esquiva perfeita. O aumento na esquiva é afetado por Agilidade ou Lições de Música, e bônus na esquiva perfeita por Sorte e Lições de Música. Esta habilidade dura 60s, consome 1 SP a cada 5s.
Nível - Bônus - Custo de SP
1 - +1% de Esquiva e +1% de Esquiva perfeita - 24
2 - +2% de Esquiva e +1% de Esquiva perfeita - 28
3 - +3% de Esquiva e +2% de Esquiva perfeita - 32
4 - +4% de Esquiva e +2% de Esquiva perfeita - 36
5 - +5% de Esquiva e +3% de Esquiva perfeita - 40
6 - +6% de Esquiva e +3% de Esquiva perfeita - 44
7 - +7% de Esquiva e +4% de Esquiva perfeita - 48
8 - +8% de Esquiva e +4% de Esquiva perfeita - 52
9 - +9% de Esquiva e +5% de Esquiva perfeita - 56
10 - +10% de Esquiva e +5% de Esquiva perfeita - 60
A cada 10 pontos em AGI adiciona +1 de esquiva aos jogadores na área da música.
A cada 10 pontos em LUK adiciona +1 de esquiva perfeita aos jogadores na área da música.

Cria uma área em que o HP das pessoas que estão envolta seja aumentado e cura o HP delas a cada 6 segundos. O poder dessa habilidade é aumentado dependendo da Vitalidade do seu personagem e dos níveis em Lições de Música. Esta habilidade dura 180s, consome 1 SP a cada 6s.
Nível - Efeito - Custo de SP
1 - +7% Max HP e + 35 HP | Custo de SP - 40
2 - +9% Max HP e + 40 HP | Custo de SP - 45
3 - +11% Max HP e + 45 HP | Custo de SP - 50
4 - +13% Max HP e + 50 HP | Custo de SP - 55
5 - +15% Max HP e + 55 HP | Custo de SP - 60
6 - +17% Max HP e + 60 HP | Custo de SP - 65
7 - +19% Max HP e + 65 HP | Custo de SP - 70
8 - +21% Max HP e + 70 HP | Custo de SP - 75
9 - +23% Max HP e + 75 HP | Custo de SP - 80
10 - +25% Max HP e + 80 HP | Custo de SP - 85
A cada 10 pontos em VIT, aumenta em 1% o Max HP e em 5 pontos a regeneração de HP dos jogadores na área da música


Observação sobre duetos:
O Bardo e a Odalisca precisam estar no mesmo grupo, ambos terem a habilidade, estarem lado a lado e terem seus instrumentos equipados.
A área de efeito é 9x9 células.
A área de efeito ignora paredes e obstáculos.
A habilidade não afeta o jogador que ativou o dueto, mas o parceiro sim.
O nível do dueto será o resultado da soma do nível das duas habilidades pela metade, e sempre arredondado para baixo. Exemplo: Bardo com dueto nível 3 + Odalisca com dueto nível 5 = dueto nível 4.
Você não pode se mover ou atacar, mas pode usar Flecha Melódica.
Os dois podem parar o Dueto tanto pelo switch quando pela habilidade Encerramento.
O Efeito acaba assim que a pessoa sair da área de efeito, não é como nas músicas solo, que continua ativa mesmo depois de 20 segundos.
Quem começou o dueto paga o SP necessário para a ativação, porém a SP perdido a cada X espaço de tempo, os dois perdem.
Nada acontece quando Duetos se juntam.

Todos os oponentes que estiverem na área 9x9 têm uma chance de receber o status Sono . A cada 6s dentro da área o oponente tem uma nova chance de receber o status Sono. A chance de ser afetado depende da INT do usuário. Não funciona contra monstros do tipo MVP.
Duração: 60s, consumindo 1 SP a cada 4s.
Custo: 20 SP

Cria uma área 9x9 em que não é necessária a utilização de itens para usar habilidades, como gemas vermelhas, amarelas, armadilhas... Afeta só os membros do grupo.
OBS: A Habilidade Abracadabra, mesmo sobre o efeito desta música ainda utiliza uma gema amarela.
Duração: 60s, consumindo 1 SP a cada 5s.
Custo: 10 SP

Reduz a 0 a VIT DEF dos oponentes. Não funciona contra monstros do tipo MVP
Duração: 60s, consumindo 1 SP a cada 4s.
Custo: 30 SP

Aumenta a EXP ganha do seu grupo.
Duração: 60s, consumindo 1 SP a cada 3s
Custo: 30 SP
Nível 1 - +36% Experiência por monstro.
Nível 2 - +47% Experiência por monstro.
Nível 3 - +58% Experiência por monstro.
Nível 4 - +69% Experiência por monstro.
Nível 5 - +80% Experiência por monstro.

Todos os jogadores que estiverem na área estarão impedidos de usar habilidades de qualquer tipo, inclusive o seu parceiro de dueto que não vai poder usar nem Encerramento. Não funciona contra monstros do tipo MVP.
Duração: 60s, consumindo 1 SP a cada 4s.
Custo: 15 SP

Aumenta o ataque e a defesa somente do seu grupo. E o adicional de defesa é como se fosse de equipamento e não VIT def.
Duração: 60s, consumindo 1 SP a cada 3s.
Nível 1 - +50 de Ataque | +4 de Defesa. Custo: 40 SP
Nível 2 - +75 de Ataque | +6 de Defesa. Custo: 45 SP
Nível 3 - +100 de Ataque | +8 de Defesa. Custo: 50 SP
Nível 4 - +125 de Ataque | +10 de Defesa. Custo: 55 SP
Nível 5 - +150 de Ataque | +12 de Defesa. Custo: 60 SP

Todos os membros do grupo que estiverem na área receberão danos reduzidos por ataques do tipo Fogo e Água.
Duração: 60s, consumindo 1 SP a cada 3s.
Custo: 10 SP
Nível 1 - Resistência a danos de tipo Fogo e Água em 75%.
Nível 2 - Resistência a danos de tipo Fogo e Água em 80%.
Nível 3 - Resistência a danos de tipo Fogo e Água em 85%.
Nível 4 - Resistência a danos de tipo Fogo e Água em 90%.
Nível 5 - Resistência a danos de tipo Fogo e Água em 95%.

Aumenta o ataque de armas de nível 4 somente das pessoas do seu grupo.
Duração: 60s, consumindo 1 SP a cada 3s.
Nível 1 - +150 de Ataque. | Custo: 40 SP
Nível 2 - +200 de Ataque. | Custo: 45 SP
Nível 3 - +250 de Ataque. | Custo: 50 SP
Nível 4 - +300 de Ataque. | Custo: 55 SP
Nível 5 - +350 de Ataque. | Custo: 60 SP
Habilidades de Menestrel:

Esta habilidade cria um escudo ao redor da dupla em uma área de 3x3. Ninguém pode entrar na área protegida, nem mesmo os aliados ou membros do grupo! Por outro lado, magias e golpes de longo alcance podem atingir os músicos normalmente. Esta habilidade não pode ser utilizada se houver um obstáculo na área a ser usada.

Permite se movimentar ao uso de habilidades musicais em dueto. Essa habilidade afeta apenas quem usa, o parceiro deve utilizar esta habilidade nela/nela para que se mova.
O movimento será permitido na área de conjuração da habilidade, se um dos dois sair da área do dueto, a habilidade será cancelada ou morrerão. O dueto, assim como a Libertação, será cancelado.
É permitido ao usuário da habilidade se mover, atacar e usar habilidades, mas não poderá utilizar outra habilidade musical ou dueto. A Libertação não funcionará com Pétalas do Luar.
Não pode ser cancelada por Desconcentrar.

Esta habilidade só pode ser utilizada em membros do mesmo grupo. Quando ela é ativada, o alvo ganha um bônus equivalente à metade dos atributos do Menestrel. Nenhum bônus pode passar de 99. O Menestrel deve permanecer a até 7 células do alvo. Do contrário, ela será cancelada.

Todos os aliados na área de efeito da habilidade, terão seus 'Buffs' removidos (exceto Fúria Selvagem), mas eles se tornarão invulneráveis a magia enquanto eles estiverem na área de efeito da habilidade. Nenhuma outra habilidade pode ser usada na área de efeito da habilidade. Requer um ponto de portal dentro da área de efeito da habilidade e funciona apenas na WoE.
Nível 1 10 Segs de Duração | 20 SP
Nível 2 15 Segs de Duração | 30 SP
Nível 3 20 Segs de Duração | 40 SP
Nível 4 25 Segs de Duração | 50 SP
Nível 5 30 Segs de Duração | 60 SP

O Menestrel usa seu instrumento para disparar uma metralhadora de flechas sobre o alvo, causando altas quantidades de dano. Quanto maior o nível da habilidade, maior o dano.
Nível da habilidade: Dano causado - Custo de SP - Tempo de cast e delay
Nível 1: Dano no inimigo de 300% de ataque, 12 SP, 2s cast e 0.8s delay
Nível 2: Dano no inimigo de 400% de ataque, 14 SP, 2.2s cast e 0.8s delay
Nível 3: Dano no inimigo de 500% de ataque, 16 SP, 2.4s cast e 0.8s delay
Nível 4: Dano no inimigo de 600% de ataque, 18 SP, 2.6s cast e 0.8s delay
Nível 5: Dano no inimigo de 700% de ataque, 20 SP, 2.8s cast e 0.8s delay
Nível 6: Dano no inimigo de 800% de ataque, 22 SP, 3s cast e 1s delay
Nível 7: Dano no inimigo de 900% de ataque, 24 SP, 3.2s cast e 1s delay
Nível 8: Dano no inimigo de 1000% de ataque, 26 SP, 3.4s cast e 1s delay
Nível 9: Dano no inimigo de 1100% de ataque, 28 SP, 3.6s cast e 1s delay
Nível 10:Dano no inimigo de 1200% de ataque, 30 SP, 3.8s cast e 1s delay

Retira uma carta de tarô para ver o destino. Há 14 cartas diferentes e a chance de sucesso depende do nível da habilidade.
Nível 1: 8% de Chance de Sucesso
Nível 2: 16% de Chance de Sucesso
Nível 3 : 24% de Chance de Sucesso
Nível 4: 32% de Chance de Sucesso
Nível 5: 40% de Chance de Sucesso

O Tolo: Inocência. Começo.
-O SP do inimigo é reduzido para 0. Lado Certo.

O Mago: Tomada de Ação. Consciência.
-Reduz o MATQ(MATK) do inimigo pela metade. Lado Oposto.

A Sumo Sacerdotisa: Retirada. Mistério.
-Remove todos os buffs. Lado Oposto.

A Carruagem: Vitória. Controle Árduo.
-Causa 1000 de dano em um inimigo ignorando a DEF. Destroi aleatóriamente um equipamento. Lado Oposto.

Força: A força vendida. Perda da confiança. Queda de uma nação.
-Reduz o ATQ(ATK) do inimigo pela metade por 30 segundos. Lado Oposto.

Os Amantes: Mudança. A descoberta.
-Teleporta aleatóriamente o usuário de habilidade (em mapas que permitem o teleporte) e recupera 2000 HP. Lado Oposto.

Roda da Fortuna: Destino. Surpresa. Movimento.
-Causa o efeito de duas cartas de tarô aleatórias. Lado Oposto.

Enforcado: Falência. Desistência. Sacrifício.
-Tonteie[Stun], Congele[Frozen] ou Petrifique[Stone Curse] o inimigo. Lado Oposto.

Morte: Fim. Má Sorte. Catástrofe. Dificuldade.
-Receba Maldição[Curse], Coma e Envenenamento[Poison] todos de uma vez. Lado Certo.

Temperança: Impossível de Controlar. Cansaço. Preguiça.
-Causa Caos[Chaos] por 30 segundos. Lado Oposto.

O Diabo: Obsessão. Perigo de Doença. Maldição Inevitável. Desesperança.
-Causa dano de 6666 que ignora a DEF, o ATQ(ATK) e MATQ(MATK) é deixado pela metade por 30 segundos e causa Maldição[Curse]. Lado Certo.

A Torre: Acidentes. Perda de Controle. Falha. Mudanças Súbitas. Perda de Julgamento.
-Causa dano de 4444 que ignora a DEF. Lado Certo.

A Estrela: Destruição da Esperança. Mal Futuro. Caos.
-Causa Tonteamento[Stun] por 5 segundos. Lado Oposto.

O Sol: Destruição da Nação. Insatisfação. Caos.
-Reduz ATQ(ATK), MATQ(MATK), Acerto(HIT), Esquiva(FLEE) e DEF em 20% por 30 segundos. Lado Oposto.



Com essa habilidade você poderá criar flechas usando alguns itens.

Quando usada faz o inimigo recuar 6 células além de dar 150% de dano.

Grita com um inimigo para infligir o efeito de Caos. Voz Dolorosa não pode ser usada contra monstros Chefes.
A chance é calculada pela VIT do alvo e a SOR do Usuário.
Ambas as habilidades podem ser aprendidas com o NPC de Habilidades de Platina, em Prontera.


Este buff de Espiritualista lhe concede os seguintes benefícios:
Andar normalmente(velocidade normal) enquanto executa um solo.
Agora você é afetado pelo efeito da música que você executa.
Você recebe uma Dança de Odalisca, caso você tenha a música correspondente, porém, isso só funciona se a tiver no nível 10, exemplo: Você tem Bragi nível 10, com o Espírito, receberá Beijo da Sorte nível 10.
A relação de habilidades é:
Assobio - Sibilo.
Crepúsculo Sangrento - Não me Abandones.
Poema de Bragi - Beijo da Sorte.
Maçãs de Idun - Dança Cigana.
Isso funciona tanto para Bardos e Menestréis quanto para Odaliscas e Ciganas.
4. Builds
Como dito no início do guia, bardos e menestréis são versáteis. Podem upar tanto solo, quanto em grupo.
Escolha a build que mais lhe agrada e divirta-se.
PS: As builds apresentadas aqui não precisam ser seguidas rigorosamente. Apresento-lhes aqui o esqueleto, cabe a você molda-lo ao seu estilo de jogo.
As builds foram calculadas sem acessórios ou equipamentos que dão algum bônus em algum atributo, para lhe dar mais liberdade e tornar-se mais versátil.
Bônus de Classe 50(Bardo)
For: +2
Agi: +7
Vit: +3
Int: +5
Dex: +9
Luk: +4
Bônus de Classe 70(Menestrel)
For: +8
Agi: +12
Vit: +2
Int: +5
Dex: +14
Luk: +4
Build A/D(versão Bardo)
For: 1+2
Agi: 99+19
Vit: 1+3
Int: 9+5
Dex: 99+33
Luk: 1+4
Build voltada para o up solo, usando arco e flecha. Bate com uma velocidade consideravelmente alta e com um sp razoável para o uso de rajada de flechas. Porém sofre com facilidade qualquer alteração de status. Pouca força indica pouca capacidade de peso, lhe obrigando a carregar menos itens de recuperação de hp/sp, menos flechas e o fará optar por equipamentos mais leves. Pode usar bragi e crepúsculo, mas a eficiência do bragi não será muito boa( a música mais usada em grupos de up).
Build A/D(versão Menestrel)
For: 2+8
Agi: 99+25
Vit: 1+2
Int: 25+5
Dex: 99+38
Luk: 1+4
Build voltada para o up solo, podendo variar entre instrumento musical(Vulcão de Flechas) e arco e flecha. O cast de vulcão de flechas é rápido e o dano é alto, devido a quantidade de destreza. A agilidade funciona mais para esquiva do Menestrel, já que o delay do Vulcão de flechas é grande. Pode executar bragi e crepúsculo em grupos de up, mas a eficiência das músicas não será muito boa.
Build Híbrido/Suport(versão Bardo)
For: 21+2
Agi: 47+13
Vit: 82+3
Int: 45+5
Dex: 80+30
Luk: 2+4
Ela é versátil, porém é voltada para o up em grupo e para a WoE. Infelizmente, para up em grupo, você poderá ser vetado, pois o grupo dará preferência aos Menestréis. Mas, não desanime.Explico-te porquê. Com a int mediana e a dex alta, poderá solar dando rajadas de flechas. Se for participar de WoE Old Times, essa é uma boa pedida. Com essa força, poderá carregar um número bom de poções, mas continuará ficando com 50% do peso com facilidade. Fique atento a isso.
Build Híbrido/Suport(versão Menestrel)
For: 21+8
Agi: 51+19
Vit: 81+2
Int: 45+5
Dex: 84+36
Luk: 1+4
Hibridismo levado a sério. Pode tanto upar em grupo, tocando Poema de Bragi, Crepúsculo Sangrento e em alguns casos raros, Maçãs de Iddun. Para essa última, a vit não fecha o bônus para skill. O cast de vulcão de flechas não é muito bom, fará com que procure sempre um sacerdote/sumo sacerdote para upar com você. Em WoE, pode desempenhar várias funções. Tocando Poema de Bragi, Crepúsculo Sangrento e Maçãs de Iddun. Tocando Duetos também. Usando Piada Infâme inúmeras vezes entre outras coisas. Com essa força, poderá carregar um número bom de poções, mas continuará ficando com 50% do peso com facilidade. Fique atento a isso.
Build Full Suport(versão Bardo)
For: 28+2
Agi: 1+7
Vit: 87+3
Int: 60+5
Dex: 80+30
Luk: 1+4
Suporte. É totalmente dependente de grupo. Só irá chegar ao 99 assim. Essa build é bastante extremista, não conseguirá solar direito. Possuirá o mesmo problema de todo bardo. Muitos irão preferir menestréis no grupo. No fator WoE, essa build é excelente. Você não sofrerá alterações de status com facilidade. Terá um bom HP e um bom SP. Com essa força, poderá carregar um número bom de poções, mas continuará ficando com 50% tendo poucas poções em seu inventário(comparado às outras classes).
Build Full Suport(versão Menestrel)
For: 31+8
Agi: 1+13
Vit: 83+12
Int: 65+5
Dex: 84+36
Luk: 1+4
Nenhum comentário:
Postar um comentário